quarta-feira, 6 de julho de 2011

Capacitação de Professores pela Escola em Contação de Histórias

No dia 01 de julho, dia de Planejamento da Escola, os educadores e gestores do CMEI, se reuniram  para debater o tema da instituição: Brincar, Cantar e Aprender com Boas Maneiras. Já debatemos o Aprender com Boas Maneiras e nesta formação, refletimos o Cantar e Contar Histórias, e posteriormente discutiremos o Brincar na Educação Infantil.

Assim, num dia bem proveitoso e dinâmico, cada educador ficou incubido de apresentar uma história de forma diferenciada, intercalado com músicas novas para serem cantadas com as crianças. 

Todo o aprendizado do dia e as diferentes formas de contação de uma história, será apresentado aos alunos do CMEI, pelas educadoras, nos momentos de contação de história que acontecerão  nas sextas-feiras a partir do dia 15 de julho, nas dependências da instituição. Serão 15 apresentações diferentes!

Confiram o que reservamos para estes dias!


Equipe do CMEI

A primeira forma de contação de história apresentada, foi o Teatro, realizado por Marciele como narradora; Dineuse como chapeuzinho vermelho; Lucinéia como a mãe da chapeuzinho; Rosimery como a vovozinha; Beatriz como o caçador e Rosália Paiva como o lobo mau.















Também apreciamos a História com TV, da Festa no Céu, contada por Ilda. Esta técnica é uma caixa de papelão com dois pedaços de cabo de vassora, onde se fixa a história e se roda à medida que se conta .








Em outra apresentação, assistimos a História com Imitação, feita por Eliana e Glauciane. Consiste numa música de fundo, onde as educadoras apenas imitam as falas, sem cantar. Aqui se ensinou a fazer um bolo de chocolate.








Também apreciamos a História com Objeto Surpresa, contada por Rosália Uhl, que consiste em retirar objetos de uma caixa e contar uma história com estes objetos. Na ocasião, ela apresentou a história: A Ratinha Convencida.






Dando continuidade, Jeny apresentou uma História com Gestos, onde a educadora conduziu por meio de falas e indicação de vários gestos a história do Cavalo.









A educadora Darcilene nos contou a História da Barata Diz que Tem com a técnica do Flanelógrafo. Nesta  história, ela utilizou uma estrutura em madeira com uma flanela, e à medida que a história era contada, as cenas foram coladas nesta estrutura.








Outra forma de contação de história é em Sequência, que aqui foi apresentada pela professora Érica com a história da Nuvenzinha Triste. Nesta técnica se utiliza pedaços da história que são colados numa sequência para observação.












Ainda assistimos a História com Teatro de Vara, contada por Raquel e Rosiane, que cantaram para nós a música do Seu Lobato. À medida que a música solicitava um outro animal, este era retirado da casa e as educadoras que assistiam, tinham que imitar o mesmo.










Na História com Fantoche, apresentada por Karina e Fabiana, elas manipularam os fantoches, conduzidas pela música: Flor do Mamulengo de Bia Bedran.






Lázara, contou uma História com Marionete e a manipulou-a, fazendo movimentos de acordo com o desenvolvimento de uma música que contava sobre um boneco de madeira. Ela também apresentou outras sugestões de marionetes.








Na História de Improvisação, conduzida por Rosiane e Raquel, elas explicaram que objetos estariam dentro da caixa e 6 voluntárias teriam de contar uma história consecutiva, de acordo com o objeto tirado.









A educadora Izeti apresentou-nos a História com Avental dos Três Porquinhos. Nessa técnica faz-se uso de um avental colorido, e no decorrer da narração, os personagens são fixados neste avental, dando-nos visão da continuidade da história.






Também apreciamos a História do Sítio do Pica Pau Amarelo contada por Ana Maria e Eliane, que caracterizada de Emília, surgiu no final da história de dentro de uma caixa e dançou ao som de uma música  e após, apresentou por meio de figuras os personagens do Sítio como se fosse contado pela Emília.









A História com Livro contada por Alda, mostrou-nos a forma correta de se contar uma história com livro: segurando de lado, com as ilustrações visíveis para os alunos. Construindo um Sonho, foi uma história muda, onde foi necessário inventar o texto, isso dá liberdade para o contador conduzir suas próprias falas.





Finalizando, Rosimeria mostrou a técnica de contação de História com Dobraduras. Aqui foi contada a história do Mário Marinheiro, que consiste numa série de dobraduras à medida que a história é relatada.





Parabéns à todas as educadoras pelo empenho na realização de sua forma de contação de história e aos pais pela compreensão de que a ausência de um dia letivo com os alunos, corresponde na capacitação dos profissionais que atendem aos seus filhos, na busca de novos conhecimentos para a melhoria da qualidade de ensino do CMEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário